sábado, 28 de maio de 2011

TUTORIAL ROTEADOR 3G TP-LINK TL-MR3220 E TL-MR3420

- O primeiro passo é atualizar o firmware para ultima versão, para isso entre no site da TP-LINK  http://www.tp-link.com/en/support/downloadFiles.aspx?mid=01030302&version=v1&pmodel=TL-MR3220 baixe a ultima versão para seu computado e faça descompactação.


- Abra o navegador de sua preferencia, IE ou FIREFOX e digite o IP do roteador: 192.168.1.1 e tecle Enter.



- Será exibida a janela de Autenticação, em Nome de usuário: admin e em  Senha: admin e clique em OK.


- Agora vc deve procurar no menu lateral a opção System Tools e depois firmware update, depois clicle em escolher arquivo e procure onde vc guardou o mesmo.
- Agora click em upgrade, mais lembre-se essa operação deve ser feita via cabo e nunca via wireless.



- Agora vamos configurar seu roteador:
- Na janela a seguir, clique em NETWORK –> Internet Access, selecione a Opção 3G Only e clique em SAVE.

- Clique agora em NETWORK –> 3G e configure os seguintes campos.

  • Location: Brasil
  • Mobile ISP: Operadora
  • Connection Mode: Connect Automatically
  • Complete o Primary e Secundary DNS conforme sua operadora: 
    • BRASIL TELECOM: IP do gateway (modem) e 201.10.120.2
    • CLARO: 200.255.121.39 e 200.169.117.14 ou (200.169.119.22 e 200.169.117.22 Claro 3G) teste primeiro um par caso não funcione teste o outro.
    • CTBC: 200.225.197.3 e 200.225.197.37
    • OI:  IP do gateway (modem) e 201.10.120.2
    • SERCONTEL: Não alterar.
    • TIM: 208.67.222.222 e 208.67.220.220
    • VIVO: 200.220.227.200 e 200.142.130.10
E clique em SAVE.



  • Concluindo esses passos sua Conexão 3G está configurada e pronta para ser utilizada.
Agora iremos configurar a rede Wireless e sua segurança.
  • Clique em Wireless –> Wireless Settings e configure os seguintes campos.
    • SSID: Insira o nome que deseja para sua rede Wireless. Ex: Rede Wifi
    • REGION: Selecione Brasil
    • MODE: Selecione 11bg Mixed
    As demais opções não serão alteradas.
    Clique em Save.






  • Configurando a Segurança, clique em Wireless –> Wireless Security, selecione a segurança WPA-PSK/WPA2-PSK2.












  • Altere os seguintes campos.
    • Version: WPA-PSK
    • Encryption: TKIP
    • PSK Password: Coloque uma senha com no mínimo 8 e no máximo 64 Caracteres, a senha deve conter Letras e números.
    • Clique em Save.









  • - Reinicie o Roteador como na imagem a seguir e aguarde




    Caros Amigos,

    Como a demanda de dúvidas e informações é muito grande para esse assunto, eu criei um fórum para que todos possam contribuir com novar informações e procedimentos, segue abaixo o link do fórum, lá serão disponibilizadas as melhores postagens sobre o assunto.

    http://suporterafa.forumeiros.com

    61 comentários:

    Almira Simone disse...

    Gostei da suas sugestões, sobre roteador. O Seu blog está bem legal.

    Anônimo disse...

    Boa Noite, poderia informar onde devo conectar o modem 3G, no roteador ou no roteador, meu roteador é TL-MR3220

    Paula Becker disse...

    Minha operadora é a GVT e não estou conseguindo configurar com ela, como procedo neste caso?

    DANIEL disse...

    Não consigo fazer a conexão do modem 3G, possuo um Huawei E226 e parece que ele não se conecta através do roteador TL MR3220, tens alguma idéia do que acontece?? Segui todos os passos do tutorial, mas não funcionou, desde já agradeço qualquer ajuda.

    Pierre disse...

    vlw borther, ajudou aqui.

    Anônimo disse...

    Prof. Rafael. Ache muito boa sua explicação. porém ficou uma dúvida: Como faço para configurar para uma rede (speed) onde 2 computadores ficarão conectados via cabo e um via wirelles? Pode me ajudar? Grato - Junior

    Anônimo disse...

    ola... e no caso da internet se a cabo e não a 3G é o mesmo procedimento?

    obrigado!!!

    rminhoni disse...

    Professor Rafael,

    Dê-me idéias. Comprei o MR-3220 e o configurei pelo quick setup (via web). Ele funciona e compartilha, tanto por cabo como por wireless, porém após algum tempo ele pára de navegar, mesmo estando com o LED de 3G ativo. Quando vou a pasta de status, ele fica: IDENTIFYING YOUR MODEM. aí desconecta e conecta de novo. Já alterei a opção de Connection on Demand para automaticaly, mas o problema persiste. Atualizei o firmware do roteador, e agora baixando o .bin do modem huawei e1553 e vou instalar no router. Mais sugestões?

    Abraços e obrigado!

    Thiers disse...

    Daniel, tive o mesmo problema que voce, com o mesmo roteador e mesmo modem 3G, acredito que o problema que voce esteja, seja com os IPS dos DNS primario e secundario, os postados aqui não funcionam, tente 200.169.117.221 e 200.169.117.222, acabei de testar eles aqui, fazendo todo o resto que foi postado aqui, so mudando esses ips.

    Se voce usa outra operadora, pra descobrir os ips dos DNS, conecte o modem 3G diretamente no seu computador, va no prompt e digite "ipconfig /all" e procure as informações do modem 3G, la ele vai informar os ips do DNS que utiliza, espero ter ajudado...

    Rafael Herdy disse...

    Olá pessoal.. observem a dica do Thiers.. é muito boa, pois a maioria dos problemas de conexão são referente ao número do DNS.. Muito Boa a dica..se tiverem mais dúvidas postem aqui.. abraços.

    Rodrigo disse...

    OLÁ EU CONSEGUI FAZER TODO PROCEDIMENTO E O MESMO SE ENCONTRA FUNCIONANDO PERFEITAMENTE.

    ´PORÉM TENHO UMA DÚVIDA, EU USO VIVO, QUANDO EU ATINGIR O LIMITE DO MEU PLANO O QUE ACONTECE, CONTINUA ME SENDO GERADO A MENSAGEM PERGUNTANDO SE QUERO CONTINUAR COM A MESMA VELOCIDADE PAGANDO OU ELA REDUZ ? TEM UMA FORMA DE CONTINUAR USANDO O APLLICATIVO VIVO INTERNET ?

    Anônimo disse...

    Depois de configurado ele se conecta automaticamente sem precisar de um computador?

    Anônimo disse...

    Thiers e Rafael muito obrigada, depois de passar o dia inteiro escutando a musiquinha do suporte da tp-link sem ser atendida, descarregando até o meu telefone celular e o fixo, com as suas orientações consegui compartilhar a internet.
    Nada como amigos como vocês com posts como estes para nos ajudar.
    Valeu mesmo.

    Crespi disse...

    Boa tarde,

    estou com um problema, tenho um modem ADSL e comprei o mr3220 apenas pra distribuir o sinal Wireless. Consegui fazer a rede funcionar porém não "acha" sinal de internet.

    seria algo relacionado a compatibilidade entre o modem e o hub?

    Willian disse...

    è possível usar a porta USB p Modem 3g como servidor de impressão?

    abs

    Anônimo disse...

    **** NOVAS CONFIGURAÇÔES PARA VIVO E TIM ***

    Pessoal, o tutorial acima está correto, porém existem algumas mudanças nas conexões as operadoras VIVO e TIM.


    ******* TIM *******


    Clique em NETWORK –> 3G e configure os seguintes campos.

    - Location: Brasil

    - Mobile ISP: TIM

    - MARQUE a opção "Set the Dial Number and APN manually"

    - Em Dial number, digite: *99***1#

    - Em APN, digite: timbrasil.br (NÃO TEM O ".COM" mesmo!!!!)

    - Em nome de usuário, digite: tim

    - Em senha digite: tim

    - Em Connection mode, marque: "Connect Automatically"

    - Em authentication Type, digite: "CHAP" (ESTA OPÇÃO SÓ ESTÁ PRESENTE NAS FIRMWARES MAIS NOVAS!! ATUALIZE O SEU ROTEADOR!)

    - Em MTU size, digite: 1480

    - DESMARQUE A OPçÂO!! "Use the following DNS Servers"

    - Clique no botão "SAVE"


    OBS: Reinicie o Roteador OU OU aguarde em torno de 5 minutos para conectar.
    É o tempo médio que esse roteador leva para reconhecer as novas configurações

    OBS2: AS vezes você vai digitar e o roteador vai dar um "Refresh" e você vai perder a digitação isso é normal. tem que digitar rápido e clicar no botão "SAVE" pra garantir a alteração da configuração desejada.

    OBS3: Não esqueçam de clicar no menu do lado esquerdo da tela em "System tools" > "Time settings". Selecionar "Time zone" (GMT-03:00)Brasilia, Buenos aires e clicar no botão "Save"



    ******* VIVO *******


    Clique em NETWORK –> 3G e configure os seguintes campos.

    - Location: Brasil

    - Mobile ISP: VIVO

    - MARQUE a opção "Set the Dial Number and APN manually"

    - Em Dial number, digite: *99# (ATENÇÃO AQUI!!!)

    - Em APN, digite: zap.vivo.com.br

    - Em nome de usuário, digite: vivo

    - Em senha digite: vivo

    - Em Connection mode, marque: "Connect Automatically"

    - Em authentication Type, digite: "PAP" (ESTA OPÇÃO SÓ ESTÁ PRESENTE NAS FIRMWARES MAIS NOVAS!! ATUALIZE O SEU ROTEADOR!)

    - Em MTU size, digite: 1480

    - DESMARQUE A OPçÂO!! "Use the following DNS Servers"

    - Clique no botão "SAVE"


    OBS: Reinicie o Roteador OU OU aguarde em torno de 5 minutos para conectar.
    É o tempo médio que esse roteador leva para reconhecer as novas configurações

    OBS2: AS vezes você vai digitar e o roteador vai dar um "Refresh" e você vai perder a digitação isso é normal. tem que digitar rápido e clicar no botão "SAVE" pra garantir a alteração da configuração desejada.

    OBS3: Não esqueçam de clicar no menu do lado esquerdo da tela em "System tools" > "Time settings". Selecionar "Time zone" (GMT-03:00)Brasilia, Buenos aires e clicar no botão "Save"


    Espero ter ajudado a todos!
    Abraço!
    Léo Pc

    ticondes disse...

    Bom dia,

    Comprei esse roteador para usar o 3G quando tenho problema no Speedy, configurei e deu certo, a internet funcionou.

    Porém, não consigo mais acessar meu servidor. Quando pingo do servidor para as estações consigo, mas ao contrário não funciona. O Servidor acessa o roteador e consegue usar a internet.

    Eu entendo que é algum conflito de IP ou de rede, mas eu não sei configurar.

    Alguma dica ?!

    Obrigado

    Paulo

    ticondes disse...

    Ola, tenho uma dúvida.
    Troquei meu roteador wifi por um wifi 3G. A ideia era ter um backup de internet quando o speedy caisse.

    Pois bem, configurei o 3G, funcionou, os micros da rede conseguiram acessar a internet porém não consigo acessar o servidor. Meu servidor roda Windows 2008 Server. A impressão que tenho é que ao colocar o roteador 3g, criou-se uma nova rede, e embora os servidor esteja conectado e acessando a internet, as estações não acessam o servidor.

    O que pode ser ?

    Obrigado

    Leandro disse...

    Pretendo comprar o modelo TP-LINK TL-mr3220, alguem pode me informar se esse roteador funciona em rede 2,5G ou seja na rede EDGE? Pq onde moro só tem essa rede disponível

    Anônimo disse...

    Boa tarde comprei um roteador tp-link mr3420 ,só que não estou conseguindo transmitir o sinal do meu modem 3g ..O roteador reconhece o modem mas não transmiti o sinal da internet.O MEU MODEM É O DA TIM SO QUE USO CHIP DA VIVO ..O MODELO DELE É O OLIVETTI 155. Alguem me ajuda ?

    Medir intensidade de sinal 3g Claro disse...

    Bom dia! Galera, Ótimas dicas..porém, tenho uma duvida, como consigo medir a intensidade do sinal 3g (Claro) através do roteador? desde já agradeço abs Tiago Nakashima

    Gabriel Pereira Borges disse...

    Olá, estava ajudando meu cunhado com esse roteador para conexão 3G na TIM aqui em Uberlândia-MG. Notei de cara que deu uma melhorada na velocidade e agora vamos ver se vai manter a conexão ou se vai ficar caindo. Porque antes, depois de algum tempo de uso ele desconectava e ficava a mensagem que algum colega já mencionou "Identifying..." e quando acontecia a solução era desplugar o modem do roteador, e plugar denovo. O modem é um Huawei E156.

    Ele tem também um model Olivetti também da Tim (tem o logo da Tim e tudo mais), mas esse o roteador diz que não reconhece. Eu vou tentar depois pegar o arquivo desse modem (achei pro Olivetti 145) e ver se irá passar a funcionar pra ver qual se comporta melhor.

    O lance de ficar desconectando acredito que deve ser o "Connect on demand" que não deve estar funcionando direito. Após algum tempo sem uso, ele deve desconectar e depois não reconecta automaticamente (eu acho...). Agora setando esse "Connect Automatically" acho que vai manter mais a conexão.

    Valeu!

    Leandro disse...

    Olá TIAGO NAKASHIMA!
    Pra medir o sinal do 3G através do roteador faça o seguinte:
    conecte seu roteador no pc através do cabo que acompanha,abra o navegador e na barra de endereços digite 192.168.1.1 será solicitado nome de usuarioe senha então digite admin no usuario e admin na senha e ok, então abrirá a pagina de status e nela vc poderá visualizar a intensidade do sinal. Valeu...

    Flamarion disse...

    Ola amigo comprei este roteador fiz a configuração sugeria, ao buscar a rede meu notebook acha a rede criada so ao tentar se conectar da erro fica aquele triangulo amarelo com a exclamação, vou na coneção e ele esta conectado porem nao da acesso a internet, e ai alguma ideia de como reoslver isso? se puder me ajudar agradeço.

    Jackon disse...

    Boa noite!!
    ótima a sua dica, eu tenho esse roteador e gostei muito dele, eu gostaria de saber se vc sabe me dizer se ele tem a função para acess point ou se eu posso usalo como modo cliente?
    Obrigado e mais uma vez parabéns!!

    BCB disse...

    boa tarde,
    tenho uma sugestão quanto ao DNS pois os sugeridos não funcionaram no meu caso;
    a minha sugestão é que se conecte o modem (claro, vivo, etc) ao computador, com o acesso à internet em funcionamento; abrir a configuração da conexão (painel de controle; rede e internet conexões de rede) clicar com o botão direito do mouse, selecionar "status" em seguida detalhes;
    nos detalhes estarão os DNS utilizados e no meu caso fucnionaram;

    Anônimo disse...

    Como configurar este roteador para aceitar qualquer modem 3g? Por que eu estou com problema de configuração com meu modem da ZTE MF622 e, não estou conseguindo conectar.

    Rud disse...

    Parabens!! Alterei a configuracao de DNS e funcionou perfeitamente.
    Obrigado.

    Anônimo disse...

    Bom dia,

    tenho um Sapido RB1132 que é um roteador wireless para 3G. O mesmo não reconhece o Modem Tim Huawei E173. O técnico já baixou a mais recente firmware no site da Sapido. A rede está ok, mas aparece como desconectado o modem na páguina do admin.

    O q fazer??
    att

    Vinícius disse...

    amigo, meu roteador fica mto lento quando conecto o modem 3g. antes ele tava normal. agora até a configuração do roteador demora pra abrir. fiz um test, conectei esse roteador pelo cabo de rede em outro roteador e desabilitei a função wifi. esse segundo roteador capita a internet dele e transmiti via wifi. a net fica normal. será que deu algum problema no meu roteador 3g?

    Anônimo disse...

    Boa tarde,

    Na empresa que trabalho foi feita uma atualização do servidor para windows 2008 server e depois disso a internet cai o tempo todo, segundo o técnico que dá manutenção o roteador não está na rede e não tem nada a ver com o servidor, mas continua caindo, a NET fala que o problema não é com ela. Alguém poderia me informar onde pode está gerando este conflito?

    Anônimo disse...

    Valeu professor. Obrigado pela dica, troquei o firmware e tudo correu muito bem.

    Junior disse...

    Caros, muito estranho!! Utilizo o TP-link TL-MR3420 com um modem 3G da Claro. O Roteador conecta no 3G, mas não consigo acessar a internet!!! Eu retiro o mini modem e coloco direto no micro e o mesmo funciona normalmente a internet!!!
    Será que tem algum problema no TP-link 3G??? Peguei o ip gerado pelo mini modem, e pinguei de outro computador utilizando outra rede, e o mesmo respondeu, sendo assim não seria o mini modem!! Alguem tem alguma sugestão???

    Anônimo disse...

    boa tarde, gostaria de uma ajuda ,meu roteador não consegue transmitir a internet ,o modem é o ZTE MF190 ele está listado na lista de compatibilidade.o que devo fazer? uso o chip da vivo.

    Anônimo disse...

    Aconselho a nao realizar o update de firmeware de inicio, primeiro veja se vai funcionar, eu tenho um e ao atualizar, um dos meus modens deixou de ser reconhecido o vivo(MF645) a sorte e que eu tinha outro, se tiver que atualizar atualize um de cada vez sem pular versoes para evitar problemas.

    CAIO disse...

    oLA TENHO UM TP-LINK MR3220
    UTILIZAVA 3G DA OI E FUNCIONAVA PERFEITAMENTE MAS TROQUEI POR UM MOLDEM ADSL A CABO MAS NAO CONSIGO SINAL DA INTERNET PELO ROTEADOR APENAS ACESSO A REDE ALGUEM PODE ME AJUDAR???

    Anônimo disse...

    ola tenho um tl mr 3220 ele ta apresentando um problema naum consigo entrar no sistema via web browser ele aparese a msg
    Username or Password is incorrect.
    Please refer to the troubleshooting below naum aparece os campos de digitar nem os nomes nem a senha alguem podem me ajudar ja resetei uma vez e deu no mesmo

    Erikson Richard disse...

    O meu e o tl mr3420, e uso com speedy.. mas nao aparece mais o sinal, nem se colocar o cabo no notebook, o sinal do roteador nao aparece mais o que eu faço???
    Erik..

    Erikson Richard disse...

    O meu e o tl mr3420, e uso com speedy.. mas nao aparece mais o sinal, nem se colocar o cabo no notebook, o sinal do roteador nao aparece mais o que eu faço???
    Erik..

    Raimundo de Castro disse...

    O meu roteador o MR-3220 a princípio não reconheceu meu modem, mas fiz a atualização do firmeware e reconheceu sem problemas, e meu modem é um desses importandos da china, sem marca definida.

    Mas ao ligar o roteador, se o modem já tiver plugado não conecta de imediato, então é ligar o roteador sem o modem, só depois plugar o modem e aguardar a conexão.

    Anônimo disse...

    Colega tem varias versoes de firmware pro mr3420. Eu quero saber se devo atualizar por ordem cronologica ou realmente atualizar com apenas o mais atual firmware????

    Jumi_olo disse...

    Meu porfavor alguem sabe como instalar essa merda de modem 3G da vivo Huawei E173 2GB na Merda TP-Link
    TL-MR3220, pelo o Amor de Deus preciso urgente ja fiz tudo o que foi escrito no forum mas nada deu certo ja estou a 3 dias tentando e nada to quase louco aqui por favor se alguem souber meu e-mail julio_cesar.2004@hotmail.com Obrigado!!!

    Jumi_olo disse...

    Boa trade!!!
    Amigos pelo amor de Deus alguem sabe instalar essa mer.... de modem 3G da vivo Huawei E173 2GB na mer.... TP-Link TL-MR3220? Por favor socorro ja estou a 3 dias tentando de todas as formas que acho aqui escrito mas nada ele simplesmente não da certo desde ja agradeço a todos e desculpa a minha frustração!!!

    Adriano Rocha disse...

    Estou com o mesmo problema do Jumi_olo. O Huawei E173 não é reconhecido de jeito nenhum pelo TL-MR3220. Até baixei os 2 arquivos de 3g modem configuration files disponíveis do site em http://www.tp-link.com/en/support/3g/ para fazer o upload no router, mas continua dando a maldita mensagem "Unknown Modem. Please configure the modem on Modem Settings manually.". Será que existe alguma forma de fazer com que este par funcione?

    Anônimo disse...

    Exceto o dns, que é diferente, funcionou muito bem depois das suas dicas.
    Obrigada

    Fábio Soares disse...

    Comprei um roteador TP-LINK MR3220, há uma semana, mesmo lendo alguns cometários dando conta de que ele não era compatível com meu modem, um HAWEI E173 (plano da vivo 5GB), mas que havia algumas soluções e tal, mas para a minha surpresa,fiz a configuração via wirelles e ele reconheceu o modem normalmente, e não fica caindo a conexão, mas o que me surpreendeu mesmo foi a potência deste roteador, pois alguns amigos reclamam que a net wi-fi só pega em determinadas áreas da casa, já na minha, que é apto, pega em toda a casa, assim como em todos os compartimentos no andar de baixo, e com o sinal perfeito. Um bom roteador, recomendo.
    Apenas para deixar o registro.
    Fábio Soares!

    Fábio Soares disse...

    Ao Jumi_olo e Adriano Rocha!
    Srs, meu modem é um HAWEI E173, e meu plano tmb é da vivo, e consegui configurar normalmente, até achei que teria problemas, pois foi a primeira vez que instalei um roteador, mas segui o manual e alguns vídeos do youtube, sendo um deles postado pelo "professor ramos" e deu certo.
    O detalhe que o roteador não reconheceu de 1ª, daí clicava em "conect", novamente e na 3ª deu certo e pronto.

    IVAN COSTA disse...

    Galera também estou com todos esses problemas e mais um,queria saber se no NETWORK eu tenho q colocar o número do chip? Agradeço deste já.

    Marc Granadoelo disse...

    Muito obrigado! Foi de grande valia!

    ligabernardense disse...

    Fiz tudo o que foi sugerido porém ainda não consegui usar o roteador MR 3220. Ele aparece como disponível, só que a luz do modem não para de piscar, não retransmitindo o sinal.

    Anônimo disse...

    Estava pensando em comprar um roteador tl-mr3220 para usar com meu modem da claro zte mf-190 é compativel. Caso não seja, poderia indicar alguns?

    Harry disse...

    Vlw Prof. Rafael, sou professor tb mas esta area pra mim é nova, tive que devolver um tplink a loja, por causa do wifi- sem transmissão, mas seu tutorial me ajudou a resolver um problema para um cliente. muito obrigado. lw

    Anônimo disse...

    Segue abaixo o Link de vídeo para a configuração do roteador e modem.

    http://www.youtube.com/watch?v=Bb2OCGzTMp8&feature=youtu.be

    Fábio Soares disse...

    Alguém sabe se é possível configurar uma impressora HP C4280 no roteador tp-link mr3220, através da porta usb???

    Ana Paula Trindade disse...

    Professor Rafael fico muito feliz em ter pessoas como você para nos auxiliar, PARABÉNS e muito obrigada! Roteador configurado com sucesso!

    sandro disse...

    ola, estou tentando conectar uma tv samsung es6100 com wifi embutido em um roteador tplink tl-mr 3220, todos os outros equipamentos, como notebook, netbook, smarfphone e tablet estao conectados, tem alguma dica?

    Carlos Albert disse...

    ola tenho um roteador TP-LINK MR3220 ele estava configurado para modem da vivo so que agora quero usa via cabo rj45 e nao estou conseguindo configura-lo sera que alguem poderia me ajudar ?

    Anônimo disse...

    olá, boa noite como configurar o modem huawei E 3131 com o roteador TL-MR3420?

    Mariana disse...

    oi eu consegui entrar no site da TP - Link, mas não existe a opção > "Internet Access" .
    o que aconteceu? como faço pra configurar?

    Luis Venegas disse...

    Hola Sandro, tu iste la solución de tu problem?? Gracias

    Douglas disse...

    E COMPATÍVEL COM MODEM HUAWEI E173 ?